quinta-feira, 19 de junho de 2008

A instituição de uma só palavra

A simplicidade de um Você.
Essa pequena palavra de quatro letras tem um poder além do entendimento, pelo menos do meu simples e certas vezes medíocre entendimento.
Medíocre não porque não pensou sobre as coisas, mas porque ainda tenho muito tempo pela frente para aprender as coisas da vida, as frustrações, as satisfações e alegrias, as decepções e brigas que ainda estão por vir.
Pare por um momento e reflita, o que um 'Você' pode fazer por Você?
Pode te alertar sobre algum perigo, algum risco que em determinado momento Você esteja correndo e não saiba. Pode ser uma aviso para Você ir mais devagar com as coisas, desacelerar a vida e aproveitar os momentos que ela lhe proporciona e lembrar de agradecer por cada um deles, sejam bons ou ruins. Porquê como dizem, um dia desses o fim chega e Você não vai ter tempo de agradecer nada e nem a ninguém pelo gesto mais significativo e mais simplório que já fizeram.
Uma saudação. Tem esse sentido também. Alguém que não te vê a muito tempo, vem de encontro a Você, com os braços abertos em um ângulo jamais visto e grita com todas as forças e com todo o folêgo que seus pulmões conseguiram armazenar durante uma fração de segundo: - Você! A quanto tempo não te vejo!"
Precede também um belo de um esporro, daqueles que fica inscrustado na memória, como um diamente em um anel de noivado de 18 quilates que a sua futura noiva, ou até mesmo Você, futura noiva, vai receber, espero, de alguém que realmente mereça: - "Você! Quem mandou fazer isso aqui, posso saber? Se não dei autorização nenhuma e muito menos estava ciente?"
Uma congratulação contém um Você às vezes. Decerto que essas circunstâncias "exigem" um cumprimento mais formal, como Sr. ou Sra., mas um belo de um Você bem empregado caracteriza muito bem e com certeza é muito mais aconchegante: - "Você, meus parabéns! Onde estava escondendo todo esse potencial? Posso saber?"
Pra mim um Você é icônico. Ele tem uma áurea somente dele. Em todas as situações ele encaixa-se perfeitamente. Um Você nunca vai te deixar na mão, como nunca deixou-me uma vez se quer. Quando falta a palavra que procuras, profira um Você.
O que vai definí-lo é somente a entonação que Você vai dar.
E isso meu companheiro, no final faz toda a diferença.
Um Você é mais que um simples Você.

2 comentários:

DANIELA GONZALEZ disse...

VOCÊ é muito mais para mim...
entendeu? rsrs

Debora Rebecchi disse...

precisamos de menos "eu", "eu" e "eu" e um pouquinho mais de "você".